27 outubro 2008

Cenas na vida de uma papoila num domingo à noite

A Luz encheu-se de números para comemorar a noite. O dia de ontem era de aniversário (dos cinco anos da Luz), de prémios (para o espectador 5 milhões) e profecias (à procura do golo 5000).
...

O início não prometeu muito: a águia Vitória recusou-se a participar no habitual número circense e fugiu do estádio. Os muitos confétis atirados quando a equipa “encarnada” entrou terão contribuído para confundir a ave. Mas também parece terem confundido os jogadores do Benfica.
...
Quique revolucionou o meio-campo e isso não ajudou ao entrosamento da equipa.
...
Nuno Gomes, o capitão do Benfica recebeu uma placa antes do jogo, a lembrar os 150 golos que já marcou com a camisola “encarnada” – mas ele e os seus companheiros ficaram a um golo dos 5000 no final da noite.
...
Com o jogo partido, os últimos vinte minutos foram de maior desespero.
...
O golo de cabeça, após cruzamento da esquerda, fez soltar todos os receios contidos nos mais de 40 mil adeptos. Mas durou pouco – o mesmo Luisão ficou a ver jogar e a ver Marcelinho empatar (com o joelho!) após um desvio de cabeça ao primeiro poste.
...
Até que o pé esquerdo de Jorge Ribeiro descobriu a cabeça de Cardozo, que surgiu sem marcação nas costas da defesa. Faltavam três minutos para o fim.
...
Só mesmo no apito final de Rui Costa (o árbitro) é que se respirou de alívio e se ganhou fôlego para, então, soprar as velas. A águia foi encontrada junto das roulottes e o senhor José, o espectador 5 milhões, acabou por sair satisfeito. Agora, vai com a equipa até à Grécia para o jogo da Taça UEFA.
(texto retirado do Público)

Alegra-me que a noite tenha tido um final feliz com o regresso a casa da águia Vitória e que o Sr. José vá à Grécia.

2 comentários:

papoila disse...

Fico comovida que escrevas com tanto empenho factos da vida, atribulada, mas feliz do meu Glorioso! queres ir ao estádio confirmar que está tudo bem com a Vitória?? ah, faltou dizer o nome dos vencedores das barras de ouro, igualmente sorteadas. E o senhor José vai com a comitiva benfiquista…assim, lado a lado com o Quique! O sortudo!

No domingo foi também o primeiro jogo do Martim, que tem 4 anos, chorou com o golo da Naval e distribuiu beijos e rebuçados no do Cardozo! as crianças benfiquistas são tão lindas e já sabem lidar muito bem com as idiossincrasias da nossa equipa!

papoila disse...

Outra breve nota: gosto muito da profusa adjectivação usada no texto não jornalístico. isto estava na pagina de desporto? melhor seria na fait divers ou mesmo crónica social…

Pena que o autor não tenha visto o Rui Santos antes de escrever, teria tudo a aprender.

uma verdadeira bomba literária e moral

A Tragédia da Rua das Flores ou O Desastre da Travessa das Caldas ou Os Amores de um Lindo Moço, O Caso Atroz de Genoveva ou simplesmente Genoveva, é uma obra rascunhada e rudimentar do ponto de vista gramatical, formal e estilístico, que ficou esquecida durante cerca de cem anos e que o autor nunca chegou a corrigir.

Todavia, era, para Eça,

"o melhor e mais interessante que tenho escrito até hoje"

"uma verdadeira bomba literária e moral".