27 outubro 2009

Futebol de causas

Um documentário realizado por Ricardo Antunes Martins sobre a Académica e o seu envolvimento nas lutas estudantis no fim dos anos 60.
A final da Taça de Portugal, em 1969 com o Benfica. A proposta dos estudantes maoístas da época para apedrejar a equipa do Benfica e sobretudo o Eusébio, como forma de protesto contra o regime.

2 comentários:

António P. disse...

Nesse dia lá estive no Jamor.
Grande jogo e grande ambiente.
O Tomás nem apareceu.
O Eusébio nem festejou.
Quatno aos maiostas...não sabia dessa sua proposta. Mas à época tinham pouca expressão no Moveimento Estdantil de Coimbra.
Os seu leadres mais carismáticos ( Celso Cruzeiro e Alberto Martins ) estiveram, mais tarde , na origem do MES ( Movimento de Esquerda Socialista ).
Beijos

papoila disse...

Sim, deve ter sido um Grande jogo. No documentário faz-se também referência ao incessante movimento das faixas com as palavras de ordem que circulavam pelas bancadas do estádio, numa espécie de jogo com as autoridades que as queriam confiscar.
Os maoistas eram de Lisboa, os representantes de Coimbra vieram pedir ajuda ás associações de Lisboa para tirarem 100 000 fotocópias de uma espécie de manifesto onde se explicavam as acções e o porquê do luto da Académica. Lisboa estava reticente e foi nessa reunião que a facção maoista teve essa brilhante ideia de apedrejar! O representante de Coimbra era o Celso Cruzeiro, que dá o seu testemunho no documentário, tal como alguns jogadores da equipa da Académica na época.
Se tiver oportunidade de ver o documentário, vale bem a pena.
Beijo.

uma verdadeira bomba literária e moral

A Tragédia da Rua das Flores ou O Desastre da Travessa das Caldas ou Os Amores de um Lindo Moço, O Caso Atroz de Genoveva ou simplesmente Genoveva, é uma obra rascunhada e rudimentar do ponto de vista gramatical, formal e estilístico, que ficou esquecida durante cerca de cem anos e que o autor nunca chegou a corrigir.

Todavia, era, para Eça,

"o melhor e mais interessante que tenho escrito até hoje"

"uma verdadeira bomba literária e moral".