22 dezembro 2009

Acabei de construir a toca e parece-me que ficou bem. É certo que, de fora, a única coisa que se vê é um grande buraco, mas um buraco que não conduz de facto a lado nenhum, dois ou três passos adiante dá-se de caras com um muro natural de rocha. Não quero gabar-me de ter tramado este ardil com premeditação, pois foi apenas o que restou de uma das muitas tentativas falhadas de construir uma casa, mas acabei por achar vantajoso deixar este buraco, e só este, destapado. A verdade é que há ardis tão subtis que se anulam a si mesmos, isso sei eu melhor do que ninguém, e é uma ousadia deixar este buraco aberto, pois pode sugerir que há aqui alguma coisa digna de ser investigada mas engana-se quem pensar que eu sou cobarde e e só por cobardia construo a minha toca.

A toca de Franz Kafka
o meu Natal chegou mais cedo. obrigada.

Sem comentários:

uma verdadeira bomba literária e moral

A Tragédia da Rua das Flores ou O Desastre da Travessa das Caldas ou Os Amores de um Lindo Moço, O Caso Atroz de Genoveva ou simplesmente Genoveva, é uma obra rascunhada e rudimentar do ponto de vista gramatical, formal e estilístico, que ficou esquecida durante cerca de cem anos e que o autor nunca chegou a corrigir.

Todavia, era, para Eça,

"o melhor e mais interessante que tenho escrito até hoje"

"uma verdadeira bomba literária e moral".