19 janeiro 2010

Relações inquestionáveis

Em 1937, o dr. Luiz Silva publicou um estudo intitulado "A prostituição em face da odontologia legal", com o objectivo de responder à seguinte pergunta: "As meretrizes apresentam, no terreno odontológico, algum estigma capaz de ser responsabilizado como fator capital, ou mesmo coadjuvante, do seu desvio moral?". O especialista respondeu, em síntese, o seguinte: "Não há dúvida que o dente humano mantém íntima relação com o psíquico. Mas, pelos estudos atuais, que apenas permitem conhecer a solidariedade entre o dente e o psíquico em alguns casos de psicoses, ainda não nos é possível determinar como fizeram Tarnowski, Lombroso e outros, a positiva existência de uma relação entre a prostituta e o dente".


em
O crime do restaurante chinês: carnaval, futebol e justiça na São Paulo dos anos 30 de Boris Fausto

2 comentários:

doc disse...

Sempre a aprender... e eu que passo os dias a mexer em dentes e nunca ninguem me explicou essa relação

hortelã disse...

Se se quiser dar ao trabalho de pesquisar Cesare Lombroso, vai ver como teses com base supostamente científica poderiam ser muito tenebrosas para certos infelizes, que nasceram com a "facies" errada.

uma verdadeira bomba literária e moral

A Tragédia da Rua das Flores ou O Desastre da Travessa das Caldas ou Os Amores de um Lindo Moço, O Caso Atroz de Genoveva ou simplesmente Genoveva, é uma obra rascunhada e rudimentar do ponto de vista gramatical, formal e estilístico, que ficou esquecida durante cerca de cem anos e que o autor nunca chegou a corrigir.

Todavia, era, para Eça,

"o melhor e mais interessante que tenho escrito até hoje"

"uma verdadeira bomba literária e moral".