06 maio 2009

Uma ousadia que se percebe, ou não! numa época de livros e escritores sob generosas sombras de jacarandás.

...
O livro não arrancava. Eu comecei e o livro não havia maneira de evoluir. Isso foi há pouco mais de um ano. Então fui a Luanda. Na sala de espera do aeroporto encontro uma mulher que depois me viria a inspirar a figura da modelo. Essa cena, de facto aconteceu. Foi uma história muito estranha....
Não me diga que ela lhe propôs, como a personagem do livro propõe ao escritor, que lhe fizesse um filho.
Completamente. Sim. Essa história passou-se exactamente assim.

Entrevista a José Eduardo Agualusa na LER, Maio 2009.
Obrigada a., a minha banca tem a LER em segundo plano, já sugeri a alteração da disposição, nem que seja só para este número de Maio.

Sem comentários:

uma verdadeira bomba literária e moral

A Tragédia da Rua das Flores ou O Desastre da Travessa das Caldas ou Os Amores de um Lindo Moço, O Caso Atroz de Genoveva ou simplesmente Genoveva, é uma obra rascunhada e rudimentar do ponto de vista gramatical, formal e estilístico, que ficou esquecida durante cerca de cem anos e que o autor nunca chegou a corrigir.

Todavia, era, para Eça,

"o melhor e mais interessante que tenho escrito até hoje"

"uma verdadeira bomba literária e moral".