05 julho 2009

O meu avô está velhinho. O corpo está em falência. A surdez torna os diálogos difíceis e demorados. Hoje conseguimos conversar durante um bom bocado. Ele tinha um livro para me mostrar, ainda relacionado com o tema da visita anterior: a evolução das espécies.
De Darwin saltámos para a existência do universo, desta para a vida para além da morte, para matar e resussitar porcos no início do século XX, para o antigo testamento, para os problemas da consanguinidade e, por fim, para o espiritismo, para depois voltarmos às questões das dúvidas e das religiões.
Eu não tenho bagagem para tanto assunto e vejo-me em palpos de aranhas para dar seguimento à conversa, mesmo num diálogo demorado pela surdez. A curiosidade do meu avô sobre questões de fundo, para as quais nunca terá resposta, ultrapassa este envelhecimento assimétrico.

2 comentários:

a disse...

esse avô é um tesouro! :-)

doc disse...

Concordo. Tiveste sorte com os avos, adoro a avó e este avô parece ser incrível (apesar de não o conhecer).

uma verdadeira bomba literária e moral

A Tragédia da Rua das Flores ou O Desastre da Travessa das Caldas ou Os Amores de um Lindo Moço, O Caso Atroz de Genoveva ou simplesmente Genoveva, é uma obra rascunhada e rudimentar do ponto de vista gramatical, formal e estilístico, que ficou esquecida durante cerca de cem anos e que o autor nunca chegou a corrigir.

Todavia, era, para Eça,

"o melhor e mais interessante que tenho escrito até hoje"

"uma verdadeira bomba literária e moral".