14 novembro 2007

Alfred Hitchcock's Rope

Mrs. Atwater - Por falar em esqueletos, viram o novo filme no Strand?
Janet - Eu adorei.
Mrs. Atwater - Sim? Ainda bem. Eu não gostei muito da nova actriz. Escorpião, definitivamente.
Janet - Também não gostei muito dela mas os fatos eram lindos.
Mrs. Atwater - Simplesmente divinos.
Janet - Uma maravilha.
Rupert Cadell - Tenho de ver isso.
Janet - Adoro o James Mason.
Rupert Cadell - É bom?
Janet - Perfeitamente espantoso!
Mrs. Atwater - Atraentemente sinistro. É touro. Obstinado. Mas tenho uma confissão a fazer: gosto tanto do Mason como do Errol Flynn.
Janet - Eu prefiro o Gary Grant.
Mrs. Atwater - Também eu. Capricórnio. Salta divinamente. Tem tanto...
Rupert Cadell - Absolutamente.
Mrs. Atwater - Estava óptimo no filme com a Bergman. Como é que se chamava? «Qualquer coisa de qualquer coisa»...esse é outro...este é só «Qualquer coisa». É assim, sabe...
Rupert Cadell - Está-me na ponta da língua.
Janet - Na minha também. Era só «Qualquer coisa». Adorei! E a Bergman...
Mrs. Atwater - Ela é do tipo Virgem. Como todas estas...
Janet - Acho-a linda!
Rupert cadell - Uma vez fui ao cinema. Vi a Mary Pickford.
Mrs. Atwater - Adorava-a. Não gostava dela?
Rupert Cadell - Do tipo Virgem, como todas estas...
Janet - Em que filme a viu?
Rupert cadell - Não me lembro. Era «Qualquer coisa de qualquer coisa» ou era só «Qualquer coisa»...

Mrs. Atwater - Constance Collier; Janet - Joan Chandler e Rupert Cadell - James Stuart

Não foi o facto de ser realizado em apenas alguns takes que me surpreendeu. Este dialogo é que me deixou completamente k.o.
(mais uma vez se aponta o dedo a uma desgraçada por ser Escorpião: má actriz=Escorpião)
...tería preferido Montgomery Clift para o papel de Brandon Shaw...

Sem comentários:

uma verdadeira bomba literária e moral

A Tragédia da Rua das Flores ou O Desastre da Travessa das Caldas ou Os Amores de um Lindo Moço, O Caso Atroz de Genoveva ou simplesmente Genoveva, é uma obra rascunhada e rudimentar do ponto de vista gramatical, formal e estilístico, que ficou esquecida durante cerca de cem anos e que o autor nunca chegou a corrigir.

Todavia, era, para Eça,

"o melhor e mais interessante que tenho escrito até hoje"

"uma verdadeira bomba literária e moral".