17 novembro 2008

Diaspora lusitania (1)


Leixoes beats Sporting 1-0 in Portuguese league

ou as mal-informacoes de uma emigrante portuguesa na Irlanda:

Quem e' o Leixoes????

5 comentários:

papoila disse...

percebo….deve ser um choque para ti! A turma do Mota? a equipa revelação? hum…eu acho que a Hortelã deve saber explicar melhor, pq ainda tem fresquinho na memoria os acontecimentos. e nós empatamos com eles, lá no Matosinhos….

hortelã disse...

O Leixões Sport Club é um clube de Senhora da Hora, em Matosinhos.Tem 101 anos, um dos impulsionadores foi um português emigrado em Inglaterra, cujo filho trouxe uma bola de borracha com capa de couro, que rapidamente entusiasmou a rapaziada de Matosinhos. A sua fundação teve como base 2 pequenos clubes de ténis e um de futebol, aliás "esta original forma do nascimento do Leixões Sport Club, foi referenciada como um exemplo nobre, e uma prova inequívoca do espírito aberto, generoso e arrojado dos promotores de tão singular acordo". Hoje, 3 modalidades têm especial importância, o voleibal, a natação e o futebol. O Estádio do Mar, onde a equipa de futebol actua, tem 9730 lugares, a equipa actua de branco e vermelho. Os seus adeptos são conhecidos por serem muito fervorosos. A média de adeptos por jogo em casa é entre 4 a 8 mil adeptos e fora arrasta sempre entre 2000 e 6000 adeptos, é considerado um dos maiores clubes ao nível do desporto nacional.
O plantel é constituído por muitos portugueses, 7 brasileiros, 1 porto-riquenho, 1 austríaco e 1 nigeriano com nacionalidade maltesa, o meu preferido é um rapaz tuga de 33 anos que se chama Zé Manel, que tem cara de jogador de futebol e que ainda corre que nem uma flecha. O treinador é um senhor que se chama José Mota, ou Zé do Boné! O orçamento desta equipa deve ser equivalente a uns 20 avos da do Porto ou da do Benfica (o nosso orçamento é mais pequeno).
Se quiseres arranjo-te o hino cantado com a respectiva letra,ou uma imagem do equipamento alternativo, assim como uma foto do Zé Manel! Dispõe!

Tulipa negra disse...

Passo ja' a dispor: sera' que poderiamos incluir um link no blog com o hino do Leixoes??

hortelã disse...

Envio-te o link para o mail, senão desta vez seremos mesmo expulsas da Rua!

papoila disse...

Calha bem, só eu posso colocar os links! Leixões? era o que mais faltava!

uma verdadeira bomba literária e moral

A Tragédia da Rua das Flores ou O Desastre da Travessa das Caldas ou Os Amores de um Lindo Moço, O Caso Atroz de Genoveva ou simplesmente Genoveva, é uma obra rascunhada e rudimentar do ponto de vista gramatical, formal e estilístico, que ficou esquecida durante cerca de cem anos e que o autor nunca chegou a corrigir.

Todavia, era, para Eça,

"o melhor e mais interessante que tenho escrito até hoje"

"uma verdadeira bomba literária e moral".